
O Manual Diagnóstico e Estatístico de Transtornos Mentais, Quinta Edição (DSM-5), é uma referência essencial para profissionais de saúde mental e clínicos ao redor do mundo. Esse documento foi criado pela Associação Americana de Psiquiatria (APA) para padronizar os critérios diagnósticos das desordens que afetam a mente e as emoções. No DSM-5, o Transtorno do Espectro Autista (TEA) passou por algumas mudanças importantes em relação às edições anteriores. Neste artigo, exploraremos o autismo de acordo com o DSM-5, incluindo os critérios de diagnóstico e as principais características.
Definindo o TEA no DSM-5:
O DSM-5 unificou vários distúrbios do espectro autista em uma única categoria: Transtorno do Espectro Autista (TEA). Essa mudança visa abranger a ampla gama de sintomas e características do autismo de maneira mais inclusiva.
Critérios de Diagnóstico no DSM-5:
Para ser diagnosticado com TEA de acordo com o DSM-5, uma pessoa deve apresentar sintomas nas seguintes áreas:
- Dificuldades na Comunicação Social e na Interação Social: Isso inclui dificuldade em estabelecer relacionamentos sociais apropriados para sua idade e nível de desenvolvimento. Também envolve dificuldades em compreender e usar gestos, expressões faciais e linguagem corporal.
- Comportamentos Repetitivos e Restritos: Esses comportamentos podem incluir fixações em interesses específicos, movimentos repetitivos do corpo e aderência inflexível a rotinas e rituais.
- Sintomas Presentes na Infância: Os sintomas do TEA devem estar presentes na infância, mesmo que não sejam reconhecidos até mais tarde.
Níveis de Severidade no DSM-5:
O DSM-5 também introduziu uma escala de níveis de gravidade do TEA. Esses níveis são:
- Nível 1 (Requer Assistência): Indivíduos com nível 1 precisam de algum suporte para se envolver em interações sociais e apresentam dificuldades em se adaptar a mudanças na rotina.
- Nível 2 (Requer Substancial Assistência): Pessoas com nível 2 necessitam de apoio mais substancial, enfrentando desafios significativos na comunicação social e na flexibilidade comportamental.
- Nível 3 (Requer Muito Substancial Assistência): Este nível é caracterizado por graves dificuldades na comunicação e interação social, com padrões de comportamento altamente restritivos.
Importância do Diagnóstico do DSM-5:
O diagnóstico de TEA de acordo com o DSM-5 é fundamental para direcionar o tratamento e o suporte adequados. Ele permite que profissionais de saúde mental, educadores e familiares compreendam melhor as necessidades individuais de uma pessoa no espectro autista.

Olá, eu sou Verlene Duarte, uma apaixonada educadora com uma sólida formação em pedagogia, incluindo uma pós-graduação em psicopedagogia, e diversos cursos na área de Transtorno do Espectro do Autismo (TEA). Como mãe de uma criança com autismo, experimentei em primeira mão a importância de compreender suas necessidades únicas e proporcionar-lhes as ferramentas certas para se desenvolverem plenamente.
Com uma base sólida em pedagogia, combinada com meu conhecimento em psicopedagogia e experiência direta em TEA, tenho como objetivo fornecer orientação sólida e baseada em evidências para ajudar famílias a criar um ambiente acolhedor e estimulante para crianças com autismo. Meus cursos na área de TEA têm me permitido manter-me atualizado com as últimas pesquisas e melhores práticas no campo.